Sem Moro, guinada de Bolsonaro nas pesquisas muda rumo das campanhas ao Planalto

A última pesquisa Ipespe encomendada pela XP Inc. mostrou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) avançou 4 pontos percentuais nas intenções de voto, frente ao levantamento anterior, indo a 30%. Com isso, ele reduziu a diferença para o primeiro colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se manteve nos 44%.

O mesmo movimento foi registrado em pesquisas feitas por outros institutos, como Datafolha e Quaest, sinalizando uma tendência que foi criada por uma série de fatores, segundo cientistas políticos, incluindo a saída do ex-ministro Sergio Moro do páreo, depois de sua filiação ao União Brasil, e recentes medidas populistas do governo para conter o impacto da inflação no bolso dos brasileiros, como a liberação do saque parcial do FGTS.

Mas como a retomada do Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto muda a rota das campanhas ao Planalto, seja a do próprio presidente, que tenta a reeleição, ou as de seus adversários? No Timing Político desta quarta-feira (13), Richard Back e Paulo Gama, analistas políticos da XP, e Carlos Melo, cientista político e professor do Insper, expõem suas opiniões sobre o assunto.

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