Fundos Imobiliários e a Taxa Selic | Quais Fundos Podem se Beneficiar com a alta da Selic?

Veja agora como a taxa Selic pode influenciar nos fundos imobiliários!

📚Curso Funds Explorer📚: http://bit.ly/curso_fundsexplorer

📚Controle seus Investimentos – Planilha 📚: http://bit.ly/planilha65off

❗💰Faça os melhores Investimentos💰❗: https://bit.ly/area-de-membros_fiis

💰📚eBook 📚 para aprender a investir em ações: https://bit.ly/guia_do_holder

₿ Mestres do Bitcoin 3.0 ₿ – 50% OFF (Cupom: CAFE50) 👉🏻 http://bit.ly/mestres50off

================= VÍDEOS =======================
🎥 MXRF11 Vale a pena? (2021) 👉🏻 https://youtu.be/1lbfIpQf574
🎥 RECT11 Vale a pena? (2021) 👉🏻 https://youtu.be/m2EPI9wRAq4
🎥 BCFF11 Vale a pena? (2021) 👉🏻 https://youtu.be/VeN0SNuQbZM
🌐 Compartilhe este vídeo 👉🏻 https://youtu.be/98bMtSKqJXw

================= LIVROS =======================
🛑💲📚 Livros que mudaram a minha vida 📚💲🛑

📚 Os segredos da mente milionária📚 👉🏻 https://amzn.to/2M8AgUg
📚O investidor inteligente📚👉🏻 https://amzn.to/3cgvK0L
📚Investindo em Ações no Longo Prazo📚👉🏻 https://amzn.to/3t5498O
📚Antifrágil📚 👉🏻 https://amzn.to/3qRG4QA
📚Como fazer amigos e influenciar pessoas📚 👉🏻 https://amzn.to/2M9Qg8v

========================================

Com a alta da taxa Selic, o que vai acontecer com os Fundos imobiliários?

Olá, investidores! Sejam bem-vindos ao canal Investidor Qualificado! É um prazer ter você aqui!

Para começar, precisamos entender o que é a taxa Selic, e como ela funciona.

Ela é a taxa básica de juros da economia brasileira. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação.

Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

Quem controla a Selic é o comitê de politica monetária, conhecido como COPOM, que é um órgão do Banco central, formado pelo seu Presidente e diretores, e, a cada 45 dias, se reúnem para deliberar sobre a manutenção ou alteração dessa taxa.

Mas como ela funciona na prática?

Em linhas gerais, quando a taxa Selic aumenta, isso desestimula o consumo, uma vez que os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos, e termina favorecendo a queda da inflação.

Já quando a Selic diminui, ocorre o contrário, ou seja, tomar dinheiro emprestado fica mais barato, já que os juros cobrados nessa operação ficam menores, e isso estimula o consumo.

Então, vemos que a taxa Selic controla, não só os investimentos, e o mercado consumidor em geral, mas também influencia na inflação. Por este motivo, o COPOM decidiu aumenta-la, mesmo em tempo de crise, para dar uma segurada na inflação.

No Brasil, o investimento mais conservador é o Tesouro Selic, que em termos simples são títulos públicos, emitidos pelo governo federal, que tem como rentabilidade a taxa Selic.

Caso você invista no Tesouro Selic, sua rentabilidade bruta será ela, a da taxa Selic, isso é básico, mas como ela influencia nos fundos imobiliários?

É bem simples, e tudo se baseia na famosa lei da oferta e da procura.

Imagine o cenário que ocorria em 2014/2015, com a Selic em torno de 14% ao ano. Nesta época, quem tinha investimento em renda fixa, como no próprio tesouro Selic, estava tendo essa rentabilidade bruta ao ano. Ou seja, você não precisaria recorrer à renda variável para ganhar mais de 1% ao mês, bastava investir na aplicação mais conservadora do mercado.

Agora imagine o senário de 2020 para cá, com a Selic em torno de 3%. Agora os investimentos em renda fixa não rendem nem 0,2% ao mês, inclusive, a maioria deles estão com rentabilidade real negativa, não batendo sequer a inflação.

Com isso, os investidores saíram da renda fixa para a renda variável, em especial para os fundos imobiliários. O que explica o crescimento do número de investidores nessa classe de ativo no último ano. Que saiu de 200 mil investidores, para mais de 1 milhão e 200 mil. Pois agora eles estão aceitando correr um pouco mais de risco pela maior rentabilidade.

Atualmente, o dy médio dos fundos imobiliários de tijolo está em 6%, o que é bem mais que a renda fixa, sem contar a possível valorização da cota no médio e longo prazo.

No entanto, com o aumento da Selic, o que poderia ocorrer?

De fato, os investidores mais conservadores, que são menos propensos ao risco, terminariam optando por voltar para a renda fixa que, nesse cenário de alta da Selic, estaria pagando o mesmo ou mais que os fiis de tijolo, o que causaria uma queda neste mercado.

Dessa forma, um bom fundo, com uma boa gestora, já está atento a esse movimento, e, fazendo a gestão ativa da carteira, conseguirá manter, ou mesmo aumentar, a sua rentabilidade, mesmo com a Selic em alta.

Obrigado, e até a próxima!

Deixe uma resposta