COMO PREENCHER E PAGAR A DARF DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS SEM CÓDIGO DE BARRAS

COMO PREENCHER E PAGAR A DARF DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS SEM CÓDIGO DE BARRAS

NO VÍDEO DE HOJE VAMOS VER COMO PREENCHAR A DARF DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS SEM CÓDIGO DE BARRAS. Toda vez que vc vender um fundo imobiliário, e sua venda gerar um lucro maior que 10 reais, você é obrigado a pagar o imposto que é a chamada DARF como preencher o documento chamado DARF. O processo é bem simples.

Vamos entender primeiro como e quando você precisa pagar imposto na venda. Você irá pagar 20% em cima do lucro que você obteve ao final do mês com vendas de fundos imobiliários. Então é o seu resultado líquido no mês. Isso a gente meio que já viu quando declarou o imposto de renda como eu fiz nesse vídeo aí que tá aparecendo pra vc. Lá nós só estamos declarando o que aconteceu. Aqui nós iremos pagar efetivamente o imposto sobre a venda. Então como funciona? Por exemplo, eu fiz uma venda nessa data e vamos supor que eu tenha vendido 15 cotas de um determinado fii num preço de 125,47. Agora nós temos duas hipóteses:

É a sua primeira venda e com lucro. Nesse caso então basta vc saber o seu valor total de compras e vamos supor que seja de 1000 reais. Então você desconta o IRRF que tá descriminado na nota de corretagem e descontar o valor no lucro. Com isso, vc vai ter esse valor a pagar. Lembre-se que você só vai gerar a DARF se tiver um lucro tributável acima de 10 reais.
Na segunda hipótese, não foi sua primeira venda e você já tinha um prejuízo anterior. Nesse caso, você vai descontar do seu lucro e ainda ver se mesmo assim o lucro que você obteve é de 10 reais ou mais. Se for , então você pagará DARF. Se não for , então você irá abater do seu prejuízo o lucro e terá um novo saldo final pra próxima venda.
Agora que sabemos o processo de cálculo, vamos gerar a DARF no site da receita federal

Primeiro vamos no buscador e digitar Sicalc web DARF.

Vamos aqui em pessoa pessoa física

Preenchimento rápido

Coloque seu CPF e data de nascimento

Coloque o código 6015

No período de apuração coloque o mês que você fez a sua venda

Coloque o valor da sua venda.

Clique em calcular

Marque a caixa pra selecionar

Clique em emitir DARF

Pronto. Sua DARF está gerada.

Agora como pagar ela?

Você vai no seu banco, eu no caso vou no meu. E você procura por impostos. E preencham exatamente os vamos com os números correspondentes.

Viram como é feito? Esse vídeo te ajudou de alguma forma? Então me diz nos comentários se sim e se você quer que eu disponibilize essa planilha gratuitamente. Se você chegou até aqui , te convido a assistir os outros vídeos do canal, apertar o botão de inscrever-se, ativar o sininho e compartilhar pra ajudar mais pessoas que estejam passando pelo mesmo problema. Nos vemos nos próximos vídeos, é isso pessoal, paz saúde e sucesso a todos.

Deixe uma resposta