7 ERROS comuns ao comprar FUNDOS IMOBILIÁRIOS

7 ERROS comuns ao comprar FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Hoje vou falar sobre 7 erros que iniciantes e até mesmo investidores com mais tempo cometem ao comprar fundos imobiliários. Com exemplos práticos.

O primeiro deles é olhar apenas para o dividend yield (DY). Pode até não ser o primeiro critério que você avalia, mas com certeza é o primeiro indicador que você olha. A primeira vez que bati os olhos no DY do XPCM11 eles até brilharam. Mas, felizmente, não comprei.

O segundo erro ao comprar um FII é desprezar o P/VP, que é a relação entre o preço da cota de um fundo imobiliário e o valor patrimonial da cota. Em resumo, ele indica se o fundo está acima ou abaixo do seu valor, se está caro ou barato. Nessa, eu me lasquei ao comprar muitas cotas do VISC11, conforme você pode verificar em outro vídeo: https://youtu.be/mfbtqDwIVso

O terceiro erro é comprar fundos imobiliários com patrimônio pequeno e baixa liquidez, o que pode trazer vários problemas. Um FII específico me ensinou isso na prática, o VSHO11. Comprei caro, empolgado pelo DY, um FII de patrimônio pequeno e baixa liquidez, o que foi a tríplice coroa da burrice!

Na sequência, um erro bastante comum é comprar fundos imobiliários antes de montar uma carteira teórica. Se você não sabe aonde vai fica difícil definir o caminho. No começo cometi esse erro, mas agora está bem mais claro para mim o que devo fazer.

Erro número 5 é também muito comum. Os FIIs bebês são aqueles com menos de um ano, que podem trazer surpresas desagradáveis.

O penúltimo erro, que é parecido com o anterior, é comprar FIIs no IPO, ou seja, quando eles são lançados, pelos mesmos motivos que citei anteriormente. Um exemplo prático é o QAGR11.

Por último, o erro número 7 é pensar no ganho de capital. Não que ele seja um erro em si mesmo. Você pode usar fundos imobiliários para obter o ganho de capital, mas essa é uma estratégia menos eficaz quando comparada à compra e venda de ações.

O objetivo dos fundos imobiliários é ter ativo que gere renda mensal. Mas se você comprou 1000 cotas do IRDM11 ou do HCTR11 a R$ 100,00, ver a cota chegar a R$ 150,00 pode ser uma excelente oportunidade. Mas com menos de 100 cotas cabe a você decidir se vale a pena ou não.

O mais importante é que você aprenda a conhecer bem esse mercado e saiba bem o que está fazendo. Se você gostou, compartilhe este vídeo com seus amigos: https://youtu.be/SnBrmg_ke7M

Telegram
Primeiros Passos em Fiis 👣
Uma longa jornada começa com os primeiros passos
https://t.me/primeirospassosemfiis

Instagram
Primeiros Passos em Fiis: https://www.instagram.com/primeiros_passos_em_fiis/

Deixe uma resposta