SITE DO TESOURO DIRETO: https://www.tesourodireto.com.br/simulador/
NOSSO NOVO TELEGRAM DE MKT DIGITAL: http://bit.ly/ytb_mktmm
Se inscreva no canal do PrimoCast: https://bit.ly/3ep8nmw
A expectativa do mercado é que a taxa fosse aumentada para 2,5% e NÃO FOI o que aconteceu. A SELIC SUBIU PARA 2,75%!!!
Essa é a primeira alta no Brasil após cerca de seis anos, desde que o Copom subiu a taxa básica para 14,25% ao ano em 29 de julho de 2015.
Com isso, algumas coisas mudam:
– O valuation das empresas tende a diminuir. Empresas com dívidas terão juros ainda maiores (pois aumenta a taxa de desconto do fluxo de caixa das companhias).
– A renda variável fica menos interessante e a renda fixa mais atraente. Mas, tudo isso é pouco em relação ao mesmo período do ano passado (quando a taxa Selic estava em 3,25%).
– Os juros reais estão negativos. Na renda fixa, você não vai conseguir nada se quiser bater a inflação.
Por outro lado, tem uma coisa que não muda (e que ainda tem MILHÕES de brasileiros que cometem esse erro):
O Tesouro Selic continua sendo uma opção de investimento melhor que a poupança. (se é que podemos chamar a poupança de “investimento”)
Só não esqueçam, o real impacto não é a mudança de hoje (o mercado opera o futuro). O real impacto é a taxa ter sido um pouquinho além da expectativa.
Isso o investidor inteligente sabe… Quem vive olhando pro mercado com uma bola de cristal, está fadado a comer caco de vidro.
Falando em investidores inteligentes. Ray Dalio, deu uma opinião forte sobre o cenário de final de ciclo de crédito global que estamos chegando.
Ele disse que só tem uma coisa a fazer: livrar-se da sua renda fixa, livrar-se de dinheiro em caixa, e comprar alguma coisa. QUALQUER COISA.
Num post no LinkedIn intitulado “Por que diabos você teria títulos de dívida em dólar?”, Dalio disse que o “dinheiro é e continuará sendo lixo.
Em vez de receber menos que a inflação, por que não comprar ‘coisas’ em vez disso — qualquer coisa — que igualem ou superem a inflação?” escreveu.
Dalio calculou quantos anos levaria — com os juros atuais — para um investidor que comprou US$ 100 em bonds ter seu dinheiro de volta e começar a receber um retorno do investimento.
O resultado: 42 anos nos EUA; 450 na Europa; 150 no Japão; e 25 na China — e isso, sem considerar a inflação.
Pra tornar esses investimentos atrativos, ia acontecer uma dessas duas coisas:
1 – Ou as taxas de juros vão subir e derrubar o preço dos bonds
2 -Ou os bancos centrais terão que imprimir uma quantidade significativa de dinheiro para comprar essa dívida que o mercado não quer, criando inflação.
Muita coisa mudou, e pegou o mercado de surpresa… Vocês esperavam por essa?