UE prepara plano de defesa própria e da Ucrânia de 800 bilhões de euros

Nesta terça-feira (4), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou um plano que pode mobilizar cerca de 800 bilhões de euros, para reforçar as capacidades militares da Europa e apoiar a Ucrânia. A proposta inclui a flexibilização das restrições fiscais para permitir que os estados-membros aumentem significativamente seus gastos com defesa, além de um programa de empréstimos de 150 bilhões de euros.

Esse movimento ocorre em resposta à decisão dos Estados Unidos de pausar a ajuda militar à Ucrânia, após tensões entre os presidentes Donald Trump e Volodymyr Zelensky. Segundo a agência de notícias Reuters, Von der Leyen destacou a necessidade urgente de fortalecer a defesa europeia, especialmente em um contexto de incerteza política em Washington. O plano também prevê melhorias em equipamentos militares, incluindo defesa aérea, sistemas de artilharia e cibernética.

Os líderes da UE se reunirão em Bruxelas, na próxima quinta (6) para discutir a proposta, que tem o objetivo de garantir que a Europa possa se proteger e apoiar a Ucrânia em um momento crítico, refletindo uma mudança significativa na postura de defesa do bloco.

————-
Não fique de fora das últimas novidades e análises financeiras! Acompanhe o InfoMoney no site e em todas as nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram, TikTok, Twitter, YouTube, Facebook, Bluesky, Threads e Kwai para ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo.
InfoMoney, há 25 anos levando informações que valem dinheiro

Tenha controle dos seus gastos com esta planilha gratuita do InfoMoney.
Baixe grátis aqui: https://inf.money/HkKzU8QXye

Deixe uma resposta