O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu um cessar-fogo imediato na guerra da Ucrânia e não descartou a possibilidade de retirar os EUA da Otan.
Em entrevista à rede de televisão NBC, Trump afirmou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está disposto a negociar a paz e que ele mesmo está trabalhando ativamente para acabar com o conflito, que já dura quase três anos.
Trump destacou que “Zelensky e a Ucrânia gostariam de fazer um acordo e acabar com a loucura”. No entanto, sua proposta de reduzir a ajuda militar à Ucrânia e de uma possível saída dos EUA da Otan alarmou aliados e especialistas em segurança.
Ainda na entrevista, ele se recusou a comentar se havia conversado com o presidente russo, Vladimir Putin, desde a sua eleição, mas enfatizou que é hora de Putin agir.
A resposta da Ucrânia ao apelo de Trump foi cautelosa, com Zelensky ressaltando a necessidade de uma “paz justa e sólida”.
Enquanto isso, o ex-conselheiro de segurança nacional de Trump alertou que não existem soluções rápidas para o conflito, enfatizando a importância de fornecer à Ucrânia os recursos necessários para se defender.
Outras informações:
————-
Tenha controle dos seus gastos com esta planilha gratuita do InfoMoney.
Baixe grátis aqui: https://inf.money/HkKzU8QXye