Quanto rende 33 mil reais em fundos imobiliários? Na prática!

Quanto rende 33 mil reais em fundos imobiliários? Na prática!

📚 Adquira nosso livro completo sobre FIIs: https://amzn.to/2yV1bfy

Comecei a investir em FIIs em 2018, e na época não existia quase nenhuma informação sobre esse tipo de assunto na internet, apenas alguns fóruns que os investidores comentavam sobre seus investimentos. Eu descobri que esses investimentos existiam nesses fórum, pois até então eu só investia em renda fixa.

Os primeiros FIIs que comprei foram de shopping center, eu separei 200 reais para investir em FIIs e a única análise que fiz foi pesquisar quais FIIs tinham subido mais de preço naquele dia. Esse foi meu primeiro erro, pois não sabia nada sobre os FIIs que comprei, eles foram o RBGS11 (Shopping Sulacap) e o SCPF (Shopping Piedade). Os preços desses FIIs estavam supervalorizados devido à grande distribuição de dividendos dos shoppings centers em fevereiro. Essa grande distribuição é decorrente das vendas de natal, que é o feriado no qual os shoppings mais lucram. Por sorte investi apenas 200 reais. Por isso sempre falo que é bom começar com pouco enquanto você aprende.

Com minha primeira compra eu comecei a pesquisar mais sobre os FIIs, principalmente FIIs de shopping, e decidi investir no ABCP11 (shopping ABC plaza). Esse shopping era mais maduro e estava em uma boa localização em São Paulo. E o que me chamou mais a atenção na época é que ele era negociado por 14 reais. Logo depois teve o grupamento das cotas, onde transformaram 5 contas em 1 e o fundo passou a ser negociado em torno de 100 reais.

Meu próximo aprendizado foi procurar investimentos mais diversificados, com mais de um imóvel. Além disso, eu precisava diversificar por setor, pois até então apenas tinha FIIs de shoppings.

Assim, comecei a investir no RCRB (Rio Bravo Renda Corporativa), na época o FII tinha outro ticker FFCI11. Esse era um fundo de lajes corporativas, que tinha vários prédios em seu portfólio.

Meu grande problema com o RCRB11, era que as distribuições dele não eram constantes. Havia muita variação de um mês para o outro. Como você pode ver no gráfico de distribuição retirado no site Funds Explorer:

Assim, minha próxima meta era encontrar um FIIs bem diversificado e com renda constante. Então decidi investir em HGBS11. Com essa compra, eu estava adicionando mais um FII de shopping no meu portfólio e estava esquecendo a diversificação por setor.

Foi aí que decidi investir em um fundo que investia tanto em lajes corporativas quanto em galpões logísticos, o KNRI11. O setor de lajes corporativas, galpões logísticos e shoppings são os maiores do mercado de FIIs. Por isso, é importante diversificar entre eles.

Quando a crise do coronavírus explodiu, decidi investir em mais HGBS11 para aproveitar os preços baixos dos fundos de shoppings. E comecei a comprar HGRE11, um fundo de lajes corporativas, pois também achei que ele estava com um preço bem atrativo na época.

Atualmente meu critério de escolha são FIIs multi ativos (com mais de um imóvel no seu patrimônio), de diferentes setores. Não pretendo investir em FIIs de papel pois prefiro ativos que tenham uma valorização do seu patrimônio durante os anos, investindo diretamente em imóveis.

Atualmente minha carteira de FIIs tem 7 fundos e totaliza um valor de 32 mil reais investidos e rendeu no mês de março 146,07 reais.

Deixe uma resposta