A partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro, começa a funcionar o Pix por aproximação.
Lembrando que o serviço está disponível apenas para quem tem celular com sistema operacional Android e conta em instituições bancárias incluídas no Open Finance.
Essa nova funcionalidade, que será obrigatória para as instituições financeiras, permite que os usuários realizem transferências de até R$ 500 aproximando o celular de uma máquina de cartão, como já é feito com cartões de crédito e débito.
Recentemente, a Apple liberou a oferta de outras carteiras digitais, além do Apple Pay, na sua loja de aplicativos. Mas a empresa ainda cobra pelo uso da “antena” acoplada ao aparelho que permite os pagamentos por aproximação, o que inviabiliza a prestação do serviço.
Os consumidores que têm celular com o sistema Android poderão integrar o Pix às suas carteiras digitais, como Google Pay, eliminando a necessidade de abrir o aplicativo do banco para fazer o pagamento.
O Banco Central recomenda que os usuários consultem suas instituições financeiras para verificar a disponibilidade do Pix por aproximação. Desde o final de 2024, o Banco Central trabalhou na implementação dessa tecnologia com várias instituições, incluindo Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, entre outras.
Para ativar o recurso, o usuário deve vincular sua conta à carteira digital do celular, seguindo um processo simples que envolve a autorização no aplicativo do banco. O sistema utiliza a tecnologia NFC, permitindo pagamentos sem a necessidade de inserir cartões ou senhas.
Vale lembrar que outras formas de pagamento, como QR code e chaves, continuam disponíveis.
#pix #pagamento #android
————-
Tenha controle dos seus gastos com esta planilha gratuita do InfoMoney.
Baixe grátis aqui: https://inf.money/HkKzU8QXye