Fundos Imobiliários ou Imóveis, qual a melhor opção de Investimentos?
Os títulos de papel provêm de uma renda fixa que possui rentabilidade com o objetivo de lucrar através dos pagamentos de juros referidos a eles.
E uma das lições que você deve aprender sobre esse tipo de fundo é que ele pode não ser pago. Isso mesmo, o teu inquilino pode não conseguir pagar e mesmo tentando correr atrás desse prejuízo, ele pode te pagar apenas o que tem e permanecer na inadimplência.
Basear seu nível de risco nesse ativo é pura ilusão, pois nada é garantido.
O objetivo de alocar o dinheiro em Fundos Imobiliários é obter dividendos e renda e, logicamente, não faz sentido eu ter a expectativa de obter renda de algo imprevisível como um fundo de desenvolvimento.
Quando comparamos as empresas com os fundos imobiliários conseguimos ver que os Fundos Imobiliários:
Possuem uma alavancagem mais baixa com o objetivo de não atrair dívidas são obrigados a distribuir 95% do seu lucro caixa a cada semestre
sempre investem, mesmo que aos poucos e com um processo um pouco mais lento, porém com melhor resultado.
Geralmente esses dividendos são pagos mês a mês, talvez como uma estratégia de atração para novos investidores.
Os Fundos Imobiliários precisa de novas cotas para crescer e isso funciona basicamente da seguinte maneira: Encontram um imóvel atrativo, com projeção de crescimento e valorização, compram esse imóvel e dividem em novas cotas aumentando o patrimônio daquele ativo.
Nesse vídeo o Tio Huli conta uma história que viveu na prática a importância de ter ativos e fundos no lugar de apenas imóveis em seu nome ou CNPJ sem uma diversificação.
Tio Huli mesmo já tendo um grande patrimônio em imóveis, diversificou investindo seus alugueis na Bolsa de Valores. Essa diversificação foi essencial para os anos de 2014 a 2016, quando teve a Copa e as Olimpíadas, pois houve uma queda no mercado imobiliário do Rio de Janeiro.
A concentração de imóveis da família Dias é no Rio de Janeiro e se não fosse o aporte em outros tipos de ativos, como ativos estrangeiros, o Tio Huli teria um retrocesso em seu patrimônio.
Para entender melhor como ele segurou essa queda assista ao vídeo até o final.
Esse é um podcast transmitido na íntegra exclusivamente para os meus alunos do curso Start Milionário. Ele completo também fica disponível no Spotify:
►https://open.spotify.com/episode/45Y62wmhtBy8FwQau0SqIL?si=2I7cQP59QRmvOeISiB9Q2w&dl_branch=1&nd=1
E os meus conteúdos diários você pode acompanhar através do Instagram:
► https://www.instagram.com/tiohuli/
Canal do Vinicius Penido:
► https://www.instagram.com/viniciusppenido/