A China anunciou a construção da Estação Hidrelétrica de Motuo, que promete ser a maior do mundo, localizada no Planalto Tibetano, na fronteira com a Índia. O projeto, com o objetivo de impulsionar a energia limpa e estimular a economia, levantou preocupação entre ambientalistas e países vizinhos devido à sua localização em uma área propensa a terremotos.
A barragem, que pode gerar 300 bilhões de quilowatt-horas de energia por ano, está sendo construída no rio que flui para a Índia e para Bangladesh. Autoridades indianas e bangladeshianas se preocupam com segurança hídrica e o impacto ambiental da obra, especialmente se a barragem reter sedimentos que poderiam afetar a fertilidade do solo.
Além disso, a falta de transparência da China em relação aos detalhes do projeto alimenta a desconfiança entre os países vizinhos. Diplomatas indianos pedem garantias de que a construção não prejudicará os estados rio abaixo, enquanto especialistas alertam que o projeto pode ser uma forma de a China exercer controle estratégico sobre os recursos hídricos da região.
Especialistas alertam que a população local e a biodiversidade podem estar em risco, e a construção da barragem de Motuo poderá trazer mudanças significativas para o Tibete e seus vizinhos, exigindo atenção internacional e diálogo entre os países envolvidos.
Outras informações: https://www.infomoney.com.br/business/global/nova-maior-hidreletrica-do-mundo-na-china-assusta-paises-vizinhos-e-especialistas/
————-
Tenha controle dos seus gastos com esta planilha gratuita do InfoMoney.
Baixe grátis aqui: https://inf.money/HkKzU8QXye