O enviado dos Estados Unidos, Amos Hochstein, está em Beirute negociando um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, após uma série de ataques israelenses a instituições financeiras ligadas ao grupo no Líbano.
A diplomacia enfrenta desafios em meio a conflitos que se arrastam por dois anos, especialmente após a morte de Yahya Sinwar, líder do Hamas, que intensificou as tensões na região. O primeiro-ministro interino do Líbano afirmou que não há alternativa à Resolução 1701 da ONU, mas que novos entendimentos podem ser alcançados.
Israel, por sua vez, atacou alvos no Líbano, incluindo lançadores de mísseis e agências de uma instituição bancária que, segundo eles, financia o Hezbollah. Com a situação se deteriorando, o enviado dos EUA se reunirá com líderes libaneses em um esforço para estabelecer uma trégua antes das eleições nos EUA, que podem influenciar o futuro das negociações de paz no Oriente Médio.
Outras informações:
————-
Cadastre-se na newsletter do InfoMoney para receber diariamente conteúdos para investir melhor: https://www.infomoney.com.br/newsletters/