EUA atacam parceiros antes de aplicar tarifas recíprocas

Os Estados Unidos publicaram um relatório nesta segunda-feira, 31 de março, acusando o Brasil e outros países de imporem numerosas barreiras e tarifas contra produtos americanos. O documento, do Escritório do Representante Comercial dos EUA, destaca que o Brasil mantém tarifas elevadas em diversos setores, incluindo automóveis, eletrônicos e produtos químicos, dificultando a previsibilidade para os exportadores americanos.

O relatório critica a falta de transparência nas alíquotas tarifárias brasileiras, que são frequentemente alteradas, criando incertezas para os negócios. Além disso, os EUA reclamam de restrições ao etanol americano, impostos discriminatórios no setor audiovisual, e barreiras técnicas e sanitárias que limitam a entrada de produtos estrangeiros.

Nesta quarta-feira, o presidente Donald Trump anunciará tarifas recíprocas contra produtos estrangeiros, o que pode impactar o comércio bilateral entre os países. O governo brasileiro argumenta que a tarifa efetiva média sobre produtos dos EUA é de apenas 2,7%, mas os EUA sustentam que as barreiras existentes justificam medidas retaliatórias. O anúncio pode redefinir os termos do comércio entre os dois países em 2025.

Outras informações: https://www.infomoney.com.br/economia/relatorio-do-ustr-cita-brasil-e-outros-paises-como-exemplo-de-tarifas-contra-eua/

———–

Baixe a ferramenta que te ajuda a viver do lucro de grandes empresas: https://bit.ly/43Bos2a

————-
Não fique de fora das últimas novidades e análises financeiras! Acompanhe o InfoMoney no site e em todas as nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram, TikTok, Twitter, YouTube, Facebook, Bluesky, Threads e Kwai para ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo.
InfoMoney, há 25 anos levando informações que valem dinheiro

Deixe uma resposta