O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, fez um forte alerta à Venezuela, afirmando que qualquer tentativa de invasão da Guiana ou de ameaçar as operações da Exxon Mobil no país seria um “movimento muito ruim”. A declaração surge após um navio patrulha venezuelano ter se posicionado próximo a uma embarcação da Exxon em águas guianenses, onde a empresa opera um dos campos de petróleo que mais cresce no mundo.
Rubio enfatizou que um ataque ao território guianense ou à Exxon Mobil resultaria em sérias repercussões para o regime de Nicolás Maduro, que recentemente reabriu uma antiga disputa de fronteira com a Guiana. Apesar de a Venezuela ter um arsenal militar superior, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, tem conseguido mobilizar apoio internacional, incluindo promessas de assistência dos EUA, Reino Unido e França. O secretário também destacou a força da Marinha dos EUA, afirmando que ela tem capacidade de atuar em qualquer lugar do mundo, e anunciou a intenção de fortalecer ainda mais os laços com a Guiana. Rubio também estava programado para visitar o Suriname, que busca explorar petróleo em áreas próximas às descobertas feitas pela Guiana.
Outras informações:
————-
Não fique de fora das últimas novidades e análises financeiras! Acompanhe o InfoMoney no site e em todas as nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram, TikTok, Twitter, YouTube, Facebook, Bluesky, Threads e Kwai para ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo.
InfoMoney, há 25 anos levando informações que valem dinheiro