A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, tem até esta quinta-feira, seis de março, para responder à denúncia de tentativa de golpe. A Procuradoria-Geral da República acusa o ex-presidente e outras 33pessoas, incluindo o ex-vice-presidente general Braga Netto e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, de tentarem um golpe de Estado após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, nas eleições de 2022. Na semana passada, os advogados do ex-presidente solicitaram uma prorrogação de 83 dias, alegando que o processo ficou sob análise da PGR por esse período e que não tiveram acesso a todos os documentos. No entanto, a PGR se opôs ao pedido, afirmando que não há previsão legal para a ampliação do prazo.
Além disso, a defesa pediu que os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, se declarassem impedidos de julgar o caso, citando acusações anteriores contra Bolsonaro. Os ministros negaram haver impedimentos e reafirmaram sua imparcialidade. Os crimes atribuídos aos denunciados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, com penas que podem chegar a 43 anos de prisão.
Outras informações:
————-
Não fique de fora das últimas novidades e análises financeiras! Acompanhe o InfoMoney no site e em todas as nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram, TikTok, Twitter, YouTube, Facebook, Bluesky, Threads e Kwai para ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo.
InfoMoney, há 25 anos levando informações que valem dinheiro