https://www.youtube.com/watch?v=RvrL4JZuFko
Sejam bem-vindos a mais um vídeo no nosso canal!
Hoje, o especialista em investimentos da Mais Retorno, Luis Felipe Vieira, mostra na prática como calcular volatilidae e correlação dos Fundos Imobiliários (FIIS).
O que é correlação?
Correlação é, a rigor, uma medida estatística que informa se existe uma relação entre duas variáveis. Aplicando essa definição para o mercado financeiro, ela passa a ser útil na compreensão do comportamento entre dois ou mais ativos, ou seja, esse parâmetro responde a perguntas como: se determinado acontecimento na economia muda um ativo A, o que acontece com o ativo B?
Antes de avançar neste conceito, lembre-se de que essa medida é diferente de causalidade. O fato de um galo cantar e o nascer do sol estão correlacionados, mas o sol não nasce por causa do canto do galo, por exemplo. Saber disso também é importante para manter sua carteira segura, já que você deve acompanhar as atualidades na economia e tomar decisões assertivas em relação aos ativos.
A correlação é uma medida que também aparece na Teoria Moderna do Portfolio, de Harry Markowitz. O economista declarava que o risco de um portfolio é composto por uma função das variâncias junto com as correlações dos ativos.
O que é volatilidade?
A volatilidade é uma medida de risco que indica, a partir da análise do comportamento de um ativo durante determinado período de tempo, a velocidade com que ele varia entre a queda e a alta.
Os ativos altamente voláteis não apenas apresentam uma rápida oscilação, como a mesma pode acontecer de maneira muito acentuada. Isso porque a volatilidade também utiliza a intensidade da oscilação como medida.
É, sobretudo, um dado de extrema importância para os investidores. Ao passo que representa uma ameaça maior à lucratividade do investimento, apresenta ricas oportunidades àqueles que souberem se posicionar corretamente diante das suas movimentações.
Ainda com dúvidas? Nos mande um e-mail contato@maisretorno.com
💰💰💰Bons investimentos! 💰💰💰