Café: saiba por que produtores não comemoram alta

Os preços do café atingiram o maior nível em 50 anos, mas os produtores estão longe de comemorar. Em uma plantação na região sudoeste de Honduras, produtores enfrentam um cenário desafiador, com custos de produção em alta e colheitas devastadas por mudanças climáticas. Apesar do aumento significativo nos preços nos mercados mundiais, que mais do que dobraram no último ano, os agricultores estão preocupados se conseguirão se adaptar a essa nova realidade. O clima extremo, incluindo chuvas mal distribuídas e temperaturas voláteis, tem prejudicado a produção e dificultado a contratação de trabalhadores, mesmo com salários mais altos.

A mudança climática é vista como a principal responsável pela instabilidade nos preços e pela diminuição da oferta de café, afetando não apenas Honduras, mas também os maiores produtores, como Brasil e Vietnã. Para especialistas, as mudanças no clima geram ansiedade nas plantações de café ao redor do planeta. Quem se beneficia com o aumento dos preços hoje pode ser destruído pela próxima calamidade amanhã. Embora alguns vejam os preços altos como uma oportunidade de corrigir injustiças históricas, a incerteza sobre o futuro da produção de café persiste.
Enquanto o mercado global de café continua a oscilar, os produtores se perguntam se conseguirão manter suas tradições e garantir um futuro sustentável para suas plantações.

Outras informações:

————-
Tenha controle dos seus gastos com esta planilha gratuita do InfoMoney.
Baixe grátis aqui: https://inf.money/HkKzU8QXye

Deixe uma resposta