A B3, operadora da bolsa de valores de São Paulo, anunciou nesta segunda-feira o lançamento do “Ibovespa B3 Equal Weight”, um novo índice derivado do Ibovespa que tem como objetivo igualar a participação das empresas na carteira, tanto na sua criação quanto nos ajustes periódicos. Para fazer parte deste índice, os ativos devem estar obrigatoriamente na carteira vigente do Ibovespa.
Segundo Ricardo Cavalheiro, superintendente de índices da B3, a iniciativa vai oferecer uma carteira mais desconcentrada, permitindo que os investidores analisem o desempenho do mercado sem que a performance das grandes companhias tenha um impacto desproporcional. Embora as participações sejam equiparadas a cada quatro meses, elas poderão variar com a evolução dos preços das ações nesse período.
Esse novo índice se junta a outros já existentes, como o Ibovespa B3 Estatais e o Ibovespa B3 Empresas Privadas, ampliando as opções para os investidores que buscam diversificação e ter uma visão mais equilibrada do mercado.
Outras informações:
————-
Cadastre-se na newsletter do InfoMoney para receber diariamente conteúdos para investir melhor: https://www.infomoney.com.br/newsletters/