Auxílio Brasil é a prioridade de Bolsonaro e não está vinculado à tributação de dividendos

A ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL), afirmou, nesta terça-feira (24), que a criação do Auxílio Brasil − programa social que substituirá o Bolsa Família, ampliando o número de beneficiários e os repasses médios mensais − é a prioridade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para os próximos meses.

“Essa é uma preocupação diária do presidente Bolsonaro, que todos os dias cobra de todas as partes do governo − principalmente a economia − a necessidade de ter um Auxílio Brasil mais robusto, por saber o tamanho da necessidade que a população hoje enfrenta”, afirmou.

A ministra participou do painel “Agenda de reformas: desafios para modernizar o Brasil”, pela Expert XP 2021. Assista os destaques pelo vídeo acima.

Durante o seminário, Flávia Arruda disse que o valor médio do novo benefício ainda depende do espaço fiscal que o governo federal conseguirá abrir para o Orçamento de 2022. Mas ela negou que a criação do programa esteja necessariamente vinculada à aprovação do projeto que altera o Imposto de Renda e institui a tributação sobre a distribuição de lucros e dividendos.

“O Auxílio Brasil não está vinculado à questão dos lucros e dividendos, como tem sido colocado a todo o momento. Tem soluções sendo encontradas para que seja aberto esse espaço e que encontrem esses recursos, porque o Auxílio é a prioridade do governo. Então, são pautas que bom seriam caminhar juntas, mas que tem alternativas em uma não caminhando com a outra”, afirmou.
O discurso contrasta com o que vinha sendo defendido pela equipe econômica. Inclusive, na exposição de motivos do PL do Imposto de Renda, o ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou que a tributação sobre dividendos poderá ser considerada “medida compensatória” para eventual aumento de despesas, “decorrente do novo programa social do governo federal”.
Siga o canal do InfoMoney para ficar por dentro de tudo que acontece na Expert XP 2021.

Para acompanhar os painéis na íntegra: https://eventoexpert.xpi.com.br/user/register?origin=infomoney&utm_source=infomoney&utm_medium=site&utm_campaign=materia
—–
Junte-se ao canal do InfoMoney no Telegram e receba notícias em tempo real e conteúdos exclusivos: https://t.me/infomoney_noticias

Cadastre-se na newsletter do InfoMoney para receber diariamente conteúdos para investir melhor: http://inf.money/newsletterdiaria

Deixe uma resposta