O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu neste domingo (19). O helicóptero que transportava Raisi caiu enquanto atravessava um terreno montanhoso, sob forte neblina.
DUBAI (Reuters) – As esperanças de que o presidente iraniano , Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores tenham sobrevivido a um acidente de helicóptero em terreno montanhoso e clima gelado acabaram, disse uma autoridade iraniana na segunda-feira, depois que equipes de busca localizaram os destroços.
“O helicóptero do presidente Raisi ficou completamente queimado no acidente… infelizmente, teme-se que todos os passageiros tenham morrido”, disse a autoridade à Reuters.
As equipes de resgate enfrentaram nevascas e terrenos difíceis durante a noite para chegar aos destroços na província do Leste do Azerbaijão nas primeiras horas desta segunda-feira.
“Podemos ver os destroços e a situação não parece boa”, disse o chefe do Crescente Vermelho iraniano , Pirhossein Kolivand, à televisão estatal.
Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente em 2021 e, desde que assumiu o cargo, ordenou um endurecimento das leis morais, supervisionou uma repressão sangrenta aos protestos antigovernamentais e pressionou fortemente nas negociações nucleares com potências mundiais.
Um drone turco identificou uma fonte de calor suspeita de ser os destroços do helicóptero e compartilhou as coordenadas do possível local do acidente com as autoridades iranianas , disse a agência de notícias Anadolu anteriormente no X.
A agência de notícias estatal IRNA disse que Raisi estava voando em um helicóptero Bell 212 fabricado nos EUA.
————-
Cadastre-se na newsletter do InfoMoney para receber diariamente conteúdos para investir melhor: https://www.infomoney.com.br/newsletters/