Exército israelense se prepara para saída de moradores de Gaza

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz ordenou ao Exército do país que prepare um plano para permitir a “saída voluntária” de moradores de Gaza”, por meio de passagens terrestres, pelo mar ou por deslocamento aéreo.
Segundo Katz, os residentes de Gaza devem ter a liberdade de sair e emigrar, como é a norma em todo o mundo.
A fala de Katz vem após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar seu plano para os Estados Unidos controlarem a Faixa de Gaza, reassentarem os mais de 2 milhões de palestinos que vivem lá e transformarem o território na “Riviera do Oriente Médio”.
Do outro lado, Basem Naim, representante do Hamas, acusou Katz de tentar encobrir “um Estado que não conseguiu atingir nenhum de seus objetivos na guerra contra Gaza” e disse que os palestinos são muito apegados à sua terra para sair.
O plano anunciado por Trump foi amplamente criticado pela comunidade global, como pelos ministros das relações exteriores de Espanha, Irlanda, Noruega e França, que reafirmaram acreditar na solução de dois estados para Gaza. Autoridades também relembraram que o deslocamento forçado ou coagido de uma população sob ocupação militar é um crime de guerra, proibido pelas Convenções de Genebra de 1949.
Em resposta, o ministro da defesa israelense disse que os países que se opuseram às operações militares de Israel em Gaza deveriam acolher os palestinos.

Outras informações:
————-
Tenha controle dos seus gastos com esta planilha gratuita do InfoMoney.
Baixe grátis aqui: https://inf.money/HkKzU8QXye

Deixe uma resposta